Dia da Produção Nacional – 26 de abril

Os vinhedos no Vale Douro, Portugal.jpg

O Dia da Produção Nacional é celebrado anualmente em Portugal a 26 de abril e quer sensibilizar a população portuguesa para a importância social e económica da produção nacional, combatendo o desemprego e contribuindo para a afirmação da produção nacional nos mercados externos, com o fim de a tornar mais competitiva num mercado cada vez mais global.

Nos mercados locais, os produtos nacionais (que estão normalmente identificados com um símbolo especial) são destacados neste dia. Realiza-se por todo o país uma ação chamada de “Portugal Sou Eu” para incentivar à compra de produtos portugueses, para promover o consumo informado, para dinamizar a oferta nacional e para promover o equilíbrio da balança comercial. O anúncio da comemoração do Dia Nacional da Produção Nacional foi feito em abril de 2011.

via Calendarr

Dia da Produção Nacional – Marcas Portuguesas

Algumas marcas são tradicionais em Portugal e facilmente reconhecidas mundo afora.

Há um ditado popular: “quem não é visto, não é lembrado”, e o mesmo vale para qualquer marca ou empresa, grande ou pequena, pois não se pode lembrar algo que pouco ou nunca se viu.

Torne a vossa Marca mais conhecida!

Divulgue a vossa Marca para que toda a gente saiba que tem orgulho de ser portuguesa! 🇵🇹

» Guias Online Essenciais para Negócios Locais em Portugal

» Google My Business – Vosso negócio valorizado com boas fotos

The grapes on the vineyards in Douro Valley, Portugal. The UNESCO World Heritage region where the Porto Wine is produced.
Photo by Maksym Kaharlytskyi on Unsplash

Razões para comprar alimentos de origem nacional e da época

Comprar produtos locais e da época é importante em termos económicos, sociais e ambientais. Atualmente sabe-se que o consumo alimentar é um dos principais contribuintes para o aquecimento global, contribuindo com cerca de 22% da emissão total de gases com efeito de estufa. A própria produção e o transporte dos alimentos são os principais contribuintes para esta emissão.

Num estudo realizado na Suécia, em 2003, verificou-se que os frutos tropicais, quando comparados com frutos de produção nacional, necessitavam de cerca de 100 vezes mais energia, por Kg, no ciclo de produção. Por exemplo, uma banana proveniente da América Central poderá ter que viajar cerca de 8000 Km, enquanto que se for proveniente da ilha da Madeira percorre aproximadamente 970 Km, podendo ter um impacto ambiental substancialmente diferente.

No ato de compra deve-se ter em atenção o local de origem do produto, sendo que existem dígitos únicos presentes no código de barras para os produtos de origem portuguesa. Na hora de escolher a fruta e hortícolas devem ser sempre preferidos os da época, pois são mais económicos, mais ricos nutricionalmente e com um menor impacto ambiental. Além disso o consumo de variedades locais, tanto vegetais como animais pode ajudar a manter a biodiversidade destes alimentos e ajudar os agricultores a manterem as suas produções. Consulte o calendário de produção nacional.

Consulte ainda as nossas publicações sobre produtos de produção nacional, como o cabritoporco bísaro e mel DOP, e descubra as suas características.

via nutrimento.pt

Saiba mais sobre Economia Circular e como a tecnologia pode ajudar seu negócio sem destruir o meio-ambiente. Se precisa de ajuda para divulgar sua produção portuguesa na internet e alcançar todo o mundo, fale comigo!



Gostou desse artigo? Use os comentários abaixo para contar suas experiências, dificuldades e dúvidas sobre este assunto.

Se esse conteúdo foi importante pra você, compartilhe também com seus amigos em seus grupos de relacionamento e redes sociais.
Sharing is caring! :-)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
Scroll to Top
Abrir o Chat
1
Posso ajudar?
Olá
Posso ajudar?